quarta-feira, 16 de novembro de 2022

O Egito, o avião e o Bruxo…

Esse foi psicografado. O rabisco veio em 15 minutos. Se não ficou bom reclamem com o além! É bem verdade que Egito e avião me trazem recordações. Acho até que hoje uma linda egípcia deve ter se lembrado de um petista atrevido que numa noite das arábias invadiu o espaço aéreo dela. E pousou junto com ela! Como percebem o tal petista dela se recordou. Lá vai então o cronista aéreo…

É certo, também, que a coluna do Reinaldo Azevedo no UOL ajudou na crônica. Eis a transcrição de parte da matéria do Reinaldo: Apontem o tipo penal no qual incidiu Luiz Inácio Lula da Silva ao aceitar a carona no jatinho do empresário José Seripieri Filho, na viagem ao Egito, para participar da COP27, e talvez eu possa indicar algum caminho para que o presidente eleito responda por seu... Por seu o quê? Não havendo nada disponível no Código Penal, tentem a Lei da Improbidade Administrativa tão logo se descubra o cargo público ora exercido pelo petista e por que a viagem, por si, evidenciaria ser ele um homem ímprobo. Quem sabe se deva evocar a Lei 1.079, que pune crimes de responsabilidade... Coragem, valentes! Vistam uma camiseta amarela, caiam de joelhos, evoquem os demônios golpistas e proponham o impeachment de Lula antes da posse. Nem seria assim tão original — afinal, em 2018, ele foi, de modo muito particular, cassado antes mesmo de ser eleito.... O destaque sublinhado é por conta deste rabisqueiro.

Este trecho acima foi reproduzido da coluna de hoje do jornalista no UOL intitulada “Com questão fiscal e jatinho, quem tem “mau começo” é a imprensa, não Lula”. Feitos os justos, legais e merecidos créditos, ao que me parece a questão da viagem são águas passadas, ou seriam nuvens passadas? Enfim jatinho no chão vou seguir, por terra, para Sharm El Sheikh. Com certeza minha pilota predileta saberia a exata pronúncia.

Sem querer aborrecer meus bem-informados leitores, mas só a título de contextualização, destaco que a tal da COP27, não confundamos com a Copa da PJ Tite, Sonegador & Cia. Ltda. no Catar, é a 27ª sessão da Conferência das Partes, promovida pela Organização das Nações Unidas. O evento, realizado desde 1995, reúne os líderes de praticamente todos os países globais. Nos últimos anos, as COPs resultaram em alguns dos acordos mais importantes da história, como o Acordo de Paris, na COP21, e a criação do mercado global de carbono, na COP26.

Agora há pouco tive a oportunidade de ouvir, na íntegra, o pronunciamento de Lula no Egito. E como é bom termos um presidente de novo. Aliás, o Luiz Inácio inaugurou uma nova duração de mandato. De quatro anos e dois meses! Mas deixemos a piada de lado, senão algum rezador de muro de quartel dirá que por já ter iniciado seu mandato o Bruxo cometeu a tal da improbidade administrativa pela carona. Mas para esse bolsonarista eu parafrasearia o erudito filósofo Barroso: “perdeu Mané, não amola!”

Mas afinal de contas, o passado, futuro e presente presidente brasileiro mandou ver na COP. Falou de desmatamento, clima, desigualdades sociais, fome e cobrou os ricos! O Bruxo enfeitiçou Sharm El Sheikh, gostei desse nome!, e fez chover. Depois de 7 mil anos de civilização o Egito revê o renascimento da fênix…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.