sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Exercício, disciplina e Saúde

Vida saudável não é fácil, é uma ginástica! E olhem que, para mim, a parte da ginástica propriamente dita é a mais fácil. Treinar cinco, seis ou até sete dias por semana é tranquilo para um viciado em serotonina, endorfina e noradrenalina. Até porque faço atividade física para a cabeça.

Mas disciplinar sono e alimentação são tarefas bem complicadas para um desregrado cronista de botequim. Tenho algumas amigas nutricionistas que tentam, valentemente, me ajudarem nessa tarefa. Os wheys, creatinas e multivitamínicos da vida até que encaro numa boa. Mas algumas amarras da alimentação saudável “engessam” até a alma um inquieto arremedo de poeta.

E o sono? A insônia me acompanha há tantos anos a fio que eu não sei bem o que é esse troço que chamam de sono restaurador. Ah vá… se eu conseguir dormir algumas horas já estou no lucro. Afinal tem hora mais apropriada para se rabiscar do que numa madrugada de insônia? De preferência comendo uma boa pipoca! Sem manteiga, para não engordurar o teclado!

E as dicas dos especialistas? Desligar-se das redes sociais às 21:35h, chá de erva-cidreira morno ao deitar, óleo de lavanda no travesseiro, ouvir, de olhos fechados, o mantra “coração quente, cabeça fria” do guru ultra zen Abel Ferreira, repetir 11 vezes no espelho “eu estou com sono”, batendo no peito suavemente, contar carneirinhos bolsonaristas. Poxa aí que não durmo mesmo, esses nunca acabam!

Dia desses passo aqui num boteco, de esquina, da descolada Santa, a Cecília. Quarta-feira, dia de feijuca! E leio feijoada, pequena, média e light. Aí lembro dum amigo do BB, o filósofo Marco Antônio, que dizia que se é para comer uma boa feijoada (enfiar o pé na jaca) o “crime tem que compensar”. Poxa, meus caros e regrados leitores, pururuca vegetariana, nem vocês, nem eu, nem o Marco Antônio, nem a torcida do Palmeiras merecemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.