Hoje a máquina de café estava sem serviço. Chato. Mas chato mesmo é que a Dona Cida também está sem serviço. No banco (do brasil) de reserva, na espera. No caso dela sem trabalho e remuneração. Oficialmente, a informação é de que no projeto de prédios ecológicos ou “verdes” não há espaço para lixo, migalhas, resíduos alimentares, e ao que parece também não há lugar para a espontaneidade e simplicidade da Dona Cida.
E olhem, meus penitentes leitores, corporativos ou não, que tenho mania por limpeza, organização e ambiente clean. No meu esconderijo residencial a mobília é minimalista. Sou obcecado por grandes vazios espaciais. Por ecologia e pelo verde então, nem se fala! Criado na rua e “trilheiro” por vocação, apaixonado pelo verde de palmeiras e palmeiras. Mas o que me incomoda é a desumanização do ambiente ecológico corporativo. Árido e frio. Descomprometido com o emprego das pessoas e com o que isso representa, em termos de ecologia e sobrevivência do planeta e de seus habitantes mais modestos.
Eu abro mão do comodismo do café com xícara na mesa, mas ir tomar o dito cujo numa dessas copas empresarias da vida, no meio do dia, e trocar, por alguns instantes, a selvageria do mundo financeiro, ou de qualquer dessas selvas que o valha, pela atenção e carinho da Dona Cida não tem preço! Tenho admiração especial por essas pessoas simples e lutadoras. Que conservam certa pureza tão bem contrastada com a ardilosa sabedoria que campeia no mundo regido pelo signo do deus “mercado”.
Gente humilde e briosa, que trabalha e em cujo trabalho cada posto suprimido são bocas sem alimento e corações sem esperança. Sabedores de que não nasceram com uma “estrela” na testa. Batalhadores que precisam ir à luta para garantirem seu sustento e de sua prole pois não tem quem isso faça por eles.
Enfim a máquina de café nunca vai substituir a Dona Cida, pois a maquina de café, ainda que volte ao serviço, com açúcar ou adoçante, vai ficar me devendo o afeto do doce sorriso da Dona Cida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.