quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Retrospectiva econômica de 2023, a ex Venezuela ultrapassa o Canadá!

Fim de ano é sempre assim tanto para vocês quanto pra mim. Retrospectiva do velho e promessas do novo! Eu particularmente gosto mais de ideias e sonhos do que promessas. Até porque essas últimas todo mundo faz e ninguém cumpre. Do tipo daquela que o sujeito promete ir à academia no ano vindouro. E não vai! Aí lá vai eu, de noite, de madrugada, por todos os vindouros!

Por isso, deixemos cada um com suas promessas e tratemos da retrospectiva de 2023. Aborreci meus leitores, ao longo do ano, com crônicas políticas e de guerras. Então deixarei esses assuntos pra Vênus Platinada. Só peço cuidado com viés venusiano! Falemos então de economia, sempre lembrando que essa anda de mãos dadas com política e história. Logo… Lá vem ele!

O mal e velho Guedes profetizou no final do ano passado que o Brasil viraria uma Venezuela. Sem querer fazer juízo de valores do país vizinho, seguramente vamos virar este ano sem virar ele! Eu sei muito bem que o pessoal da Faria Lima sabe o que é Standard & Poor’s e Fundo Monetário Internacional. Mais do que isso, o legítimo Faria limers venera e reza na cartilha dessas entidades.

Pela primeira vez em 12 anos, a agência internacional de classificação de riscos S&P elevou a nota da dívida soberana brasileira. E o FMI estimou em seu relatório que o PIB brasileiro deve elevar o País à condição de nona potência econômica do mundo. Desse modo, o ex-dono e fundador do BTG Pactual errou a previsão de que nos igualaríamos à Venezuela e terá que engolir, à la Zagallo, a nossa ultrapassagem econômica ao gigante Canadá.

O atual governo, logo de cara, enfrentou verdadeira batalha para aprovar a PEC (proposta de emenda à constituição) de orçamento público de R$145 bilhões além do teto de gastos, dos quais R$70 bilhões para custear programas sociais com o Bolsa Família. Ele pagou caro, literalmente, ao congresso bolsonarista essa aprovação. E ainda sofreu críticas do Mercado e da grande mídia, contrários à extrapolação do chamado teto de gastos.

Ou seja responsabilidade fiscal só é lembrada, pelo Mercado e pela mídia, quando o “estouro” do teto de gastos é para matar a fome do povo, quando teto, telhado, laje e cobertura são estourados para “financiar”, com dinheiro público, a desesperada tentativa de reeleição dum genocida ouve-se um ensurdecedor silêncio neoliberal e do seu braço midiático.

Para encerrar o ano econômico foi aprovada a reforma tributária. Ainda longe da ideal, que deveria avançar mais na tributação dos super-ricos, mas mesmo assim com enormes progressos em termos de desenvolvimento econômico com justiça social. Os assalariados continuam pagando mais Imposto de Renda, descontado no próprio contracheque, para bancarem a “isenção” dos verdadeiros burgueses, os donos dos meios de produção.

Porém para mudar isso é preciso doses maciças do bom e velho chá de consciência de classe. Pois ainda o que se observa é a comovente empatia do pobre de direita com os bilionários. O dono do celtinha usado paga feliz seu IPVA ao mesmo tempo que fica indignado com a cobrança de IPVA dos jatinhos e iates que a reforma tributária aprovou. Mas enfim, avançamos economicamente em 2023, com ganhos sociais certo Faria Lima?

Ah… por falar em ganhos em 2023 o Palmeiras foi campeão brasileiro! Desculpem eu sei que isso não é novidade, pois essa até o Paulo Guedes acertaria…

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

O níver de Cristo, o "esquerdinha"!

Vivemos tempos de confusão dialética. Evangélicos brasileiros, os da seita bolsominions ignorantus, apoiam as barbáries dos judeus sionistas justificando isso em nome de Cristo. Só que os judeus não seguem Cristo. E finalmente Cristo, pela sua vida e exemplo, nunca apoiaria judeus genocidas nem evangélicos fãs do genocida local. É assim rabisqueiro? A seco? Em clima de Natal mesmo? Sim, assim, e lá vem o cronista religioso, de botequim!

Pois é difícil ignorar que ainda continue acontecendo o extermínio de crianças na Palestina e o assassino de mais de 500 mil pessoas no Brasil, tô mentindo Pfizer ?, não esteja na cadeia! Pelo contrário, segue livre e blindado por um congresso bolsonarista e fisiológico e um judiciário omisso! E pasmem, ainda mitificado por um grande rebanho de ret@rd@d*s, que nas horas vagas cantam hino nacional pra pneu e mandam PIX pra miliciano! Haja clima!

Mas sim é o aniversário de Cristo. Totalmente deturpado pela maioria dos “convidados”, mas é níver dele. Aquele que foi crucificado pela elite da época, que o tratava como subversivo e só não o taxava de esquerdista pois ainda não havia acontecido a Revolução Francesa, nem o chamava de comunista porque ainda não havia para eles Marx. E nem Rita Lee… desculpem mas não podia deixar de homenagear minha rainha, certo poeta Caetano?

"Gosto de pensar no Natal como um ato de subversão... um menino pobre, uma mãe solteira, um pai adotivo... quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade, os pastores. É presenteado por gente “de outras religiões" (magos, astrólogos...). A família tem que fugir e assim viram refugiados políticos. Depois voltam a viver na periferia. O resto a gente celebra na Páscoa...mas com a mesma subversão... sim! A revolução virá dos pobres! Só deles pode vir a salvação! Feliz Natal!! Feliz subversão."        Não, o texto não é dum rabisqueiro esquerdista mas é uma antiga mensagem de Natal de Dom Helder Câmara.

Para quem não sabe Dom Helder Câmara era bispo católico, arcebispo emérito de Recife e Olinda. Desses religiosos porretas da mesma escola do papa Francisco e do padre Júlio Lancellotti. Cristãos, na acepção da palavra e das ações! Depois desse recado acho que não resta muito a dizer. Mas viver também é um ato político… e subversivo, permita-me Dom Helder!  Por isso eu digo que Cristo não tem nada a ver com fãs ou devotos de genocidas, inclusive de crianças, nem daqui nem de Israel nem da PQP!  Feliz Natal, pra rimar, viu?