sexta-feira, 28 de outubro de 2022

O bolsonarismo pré e pós bolsonaro...

Dia desses ouvi num podcast a seguinte análise: “o bolsonarismo já existia no Brasil antes de bolsonaro, só era disfarçado, a diferença que bolsonaro deu voz e representação para essa gente”. Bingo! Perfeito, concordo em gênero, número e grau! E digo mais: o bolsonarismo tinha outro nome, mau-caratismo! Por isso estava escamoteado.

Essa reflexão me veio depois de que várias pessoas me perguntaram se o rabisco intitulado “O estranho mundo dos cidadãos de bem”, de autoria deste que vos escreve, era mesmo de 2019. Pois eu o repostei agora em 10.2022 e a primeira postagem no instagram era de 06.2021. Sim a crônica foi parida e blogada em 09.2019, e o tal cidadão de bem já tinha botado suas manguinhas de fora.

No Brasil, racismo, hipocrisia religiosa, machismo, homofobia e preguiça intelectual, vocês que pensaram burrice!, são marcas, costumes e preconceitos arraigados em nossa sociedade. Historicamente. E serviram de base para o grande lance da elite tupiniquim. O capital e a riqueza concentrada pode não gerar inteligências mas manda “comprá-las". Daí surgiu o grande plano de manipulação de massas. Ainda se fosse para fazer uma pizza de pepperoni!

Os governos do PT e seu programa de distribuição de renda, resgate de 36 milhões de brasileiros da miséria absoluta, acesso da classe pobre à universidade, à saúde, à educação e às poltronas dos aviões não foram bem vistos pelos ricos. E quando falo ricos, falo detentores dos meios de produção e de grandes fortunas, portanto sossega aí dono de Renegade comprada em 180 parcelas. Não estou falando de você! Essa ascensão das classes pobres incomodou tanto a elite que seu prostituto ops ministro da economia chegou a esbravejar, publicamente, contra a ponte aérea de empregadas domésticas até a Disney. Onde se viu isso! Ainda mais porque o chefe dele, era um Pateta ao alcance de todos!

Mas as cabeças inteligentes contratadas, digamos assim, pela direita, arquitetaram a estratégia perfeita. Aliás, entre esses contratados, bombados de neurônios, eu não incluo o tal do Pato Guedes, apesar dele ser incensado pelos faria limers. A verdadeira “cabeça pensante” achou a saída para demonizar o PT. Óbvio que não se podia chegar para o pobre, agora estou incluindo você ô da Renegade parcelada, e dizer "querido paupérrimo deixe de votar no PT pois ele te leva para a Disneylândia" ou “caro miserável deixe de votar no PT haja vista que ele te tira da senzala e bota aqui misturado no meio da Casa-Grande”. A saída foi o engodo da “corrupção” do PT. E seu orçamento secreto de R$ 16 bilhões! Opa não é do petê? esqueçam... Enfim para jogar o pobre contra o PT a elite lançou mão do golpe e da operação Suja Jato, a do Moro, da Vênus Platinada & cia. Ltda. Mas e o petê? É culpa do petê!

Juntou-se a isso, no caldeirão da burguesia, a ideia de que as esquerdas defendem "promiscuidades" que tanto incomodam a tradicional família brasileira. E a Damares! Hipocrisia que fala? Sim, isso explica as diferenças de votos entre as capitais e interior de alguns estados. No interior, iletrado, provinciano e "conservador" foi onde esse discurso mais reverberou. 

Mas vítimas de lavagem cerebral são encontradas por toda parte, como o meu EX vendedor de marmitas, esforçado trabalhador que teve a infeliz ideia de fazer propaganda do genocida no status do seu whatsapp. Ao ser indagado por mim o porquê dessa sua preferência política, declarou “PT NUNCA MAIS”! Nem preciso dizer que este cliente ele não terá NUNCA MAIS. #elenão! Afinal, vocês não acham esquisito eu comprar comida do fã do sujeito que tentou me matar? Ainda que esse infeliz pobre de direita, assim como outros tantos, detestem o PT apenas pelo ódio terceirizado pela elite.

Enfim a galera do andar de cima conseguiu a proeza de fazer o brasileiro “botar para fora”, sem culpa ou pudor, seu racismo, hipocrisia religiosa, machismo, homofobia e preguiça intelectual, agregando a tudo isso um desprezo ao pobre, até por quem não se acha mas é pobre sim, pobre de marré deci! né dono da renegade financiada?

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

As pesquisas, os enrustidos, os "conservadores” da própria miséria e o mito pedófilo...

Não tenho procuração de institutos de pesquisas para defendê-los. Sequer conheço alguém da área. Nunca fui entrevistado por eles em pesquisas eleitorais. Talvez leiam meus rabiscos, aí eles não perdem tempo. Já perderam em lê-los!

Primeiro turno encerrado. Antes disso o genocida tinha ficado com o cool na mão de já ser mandado pra casa. Em Bangu 22. Aí, aliviado pela sobrevida, resolveu junto com seu séquito atacar os institutos de pesquisas.

Até o tal de Lira, aquele que em troca do orçamento secreto  arquivou 22.222 pedidos de impeachments, bateu na mesa e chutou gavetas dizendo que ia abrir CPI contra os institutos de pesquisas. Parece que seu secretário passou a tarde recolhendo pedidos de impeachment do chão. 

Sim os institutos erraram, inclusive os confiáveis. Mas como métodos científicos me agradam mais que os arroubos da turma do fakenews analisemos o caso. Antes, por falar em fakenews, vamos lá, evocar liberdade de expressão para defender quem propaga mentiras fascistas como a “Jovem Ku Klux Pan” e o pastor de gado Dedé Valadão é ingenuidade ou má-fé? Os dois né! O bolsonarismo casa o pobre de direita com a elite. Do casório, a segunda faz a festa e o primeiro paga a conta com salário mínimo sem reajuste, ora pois!

Mas voltando às pesquisas, o percentual atribuído ao Lula ficou próximo do apurado nas eleições, dentro da margem de erro. O problema foi o percentual do capitão, mito ou genocida, como queiram. Aliás o rei do cercadinho adicionou mais um titulo a sua biografia: pedófilo!! E foi o percentual  dele que os institutos, comunas, erraram, "escondendo" em suas pesquisas seus religiosos votos.

Só que não! Quem se escondeu, envergonhada, foi uma parte dos pesquisados. Parcela dos votos do capitão vieram de eleitores  que dizem aos institutos de pesquisas que não têm candidato mas na intimidade da urna se sentem à vontade para liberar seus demônios. E votar no dito cujo. Aí não há ciência e estatística que resista.

Portanto, o percentual de intenções de voto no genocida registrado pelos institutos, que é inferior ao apurado na eleição, diz respeito ao gado que responde a pesquisa “batendo no peito'' o apoio ao capitão. E gado tem peito? Oxi, claro! Cérebro é outra coisa...

Enfim, a ciência padece do boicote dos enrustidos. No caso de governador de São Paulo, em que o Haddad era o líder nas pesquisas mas ficou em segundo lugar, pois ganhou na Capital mas perdeu no interior (70% do eleitorado do estado), há ainda outro fenômeno.

Mas a sucessão estadual fica para outra crônica, esta já está muito longa… Só vai o título provisório do rabisco em processamento na usina: Os conservadores da própria miséria, intelectual e financeira.

Mas como diria o William, Bonner, não o Shakespeare, ”vamos respirar!!!”, quem sabe o coração do poeta "amoleça" o fígado do cronista…

sábado, 1 de outubro de 2022

O Padre, o coronel, a quadrilha da rachadinha e a festa junina de outubro.

Confesso que este rabisco não teve graça. A piada estava pronta!  Desde 28.10.2018. Só que a fome que hoje assola milhões de brasileiros, a insegurança alimentar de outros tantos, as vidas estupidamente perdidas pelo ódio e pela criminosa falta de vacinas contra a covid tornam a piada de extremo mau gosto. Mas como o humor também é catártico, lá vai o cronista de festa junina.

Falemos da festa “caipira” ops debate presidencial realizado lá no arraiá da Vênus Platinada. Aliás, registre-se aqui como em diversos outros rabiscos de outrora, que a emissora do Jardim Botânico é uma das grandes responsáveis pela disseminação da cultura antipetista e pró-lavajatista. Só lembrando que um tal de Moro virou, lá trás, verdadeiro galã global. Mas o produto do golpe, a criatura imbrochável, sem gozação, se voltou contra o Criador. 

A Globo, por percepção errada ou falta de visão mesmo, não imaginou que o apoio e os compromissos/dívidas de campanha assumidos pelo Capitão com evangélicos o deixaria nas mãos da emissora do Bispo e, depois da do ex-dono do Baú da Felicidade, afinal bons genros são para isso. Assim, os Marinhos sentiram quanto dói a saudade de verbas publicitárias do governo. Pra turma do bozo a mãe do bolsonarismo virou a madrasta globolixo.

Foi o típico caso de desinformação de massa. A Globo mentiu tanto e tantas vezes, em horário nobre, que o pessoal acabou acreditando. Só que quando, por interesses próprios, resolveu falar a verdade muitos não acreditaram. A Vênus deu, então, com os burros n'água. Ou com o gado no pasto?

É óbvio que além dela outras mídias também prestaram à elite tupiniquim o serviço de demonizar o PT, mas nenhuma outra tem tanta penetração como a Globo. Agora desculpem-me a piada de mau gosto, mas o brasileiro sentiu isso. Cronista pornográfico!

Mas voltando ao debate, nada mais representativo desse governo que um padre fake. O que esperar de um capitão “religioso” que põe uma metralhadora nas mãos de Cristo? Ou dum coronel fake que desonra as tradições do partido de Brizola? Alguém que se diz socialista, turista parisiense nas horas difíceis, e fala de economia e distribuição de renda ao mesmo tempo que serve de linha de apoio para um distribuidor de armas, cadáveres e miséria? Ou o que esperar de candidatos "nanicos" que vão a debates apenas para barganharem cargos por apoio num eventual segundo turno? 

Aliás cabe frisar que candidatos "nanicos", às vezes, se dão bem porque não sofrem ataques. Contra eles não há candidato laranja, atrás do qual se esconde a maça podre. Como se diria no futebol os nanicos "jogam" desmarcados. Aí viram franco atiradores sem nenhum tipo de questionamentos. Ninguém ali vai precisar lembrar que algumas e alguns que se dizem progressistas e democráticos votaram a favor do golpe contra Dilma e a favor de várias pautas neoliberais do bolsonarismo.   

O que era para ser um debate de ideias e planos de governo - romântico eu né?, devaneios de arremedo de poeta! - virou um festival de baixarias e linchamento ao líder das pesquisas. O fake mór e seus fakes adjuntos tentaram nocautear o adversário comum, deles! Tentaram… Mas entendo que apesar das armações, fakes e falcatruas não conseguiram. Ficou um 0 x 0 horroroso. 

E o Bruxo, que tem sangue nas veias e vergonha na cara, rezou a missa pro “padre”, anunciou que vai fazer a quadrilha dançar, receitou chá de erva-cidreira para o coronel, cozinhou pamonhas, fez paçoca de fake, que foram comidas com amendoim, milho e pipoca, regados a vinho quente e quentão. Ou a uma boa cachacinha?