Dia desses, num artigo da ÉPOCA/GLOBO intitulado “Jair Bacamarte precisa se recolher ou ser recolhido a um sanatório”, o articulista traçou interessante paralelo entre o caso do presidente da república brasilis, sr. Bozo Bacamarte, e o personagem fictício, o médico Simão Bacamarte, da obra “O Alienista” do genial Machado de Assis.
Só a título de recordação, Simão Bacamarte, na obra de Machado, recolheu a seu asilo de loucos, a Casa Verde, quatro quintos da população da cidade de Itaguaí. Como ninguém tinha uma personalidade perfeita, exceto ele próprio, o alienista conclui ser o único anormal e decidiu se trancar sozinho na Casa Verde para o resto de sua vida. Quem sabe, Amém!
Analogias e desejos à parte, a grande mídia é bem vinda ao barco chamado “nós avisamos”. Proliferam, agora, editoriais, artigos e posicionamentos anti bozo na grande imprensa. Chegam até a suspeitar que o mito é um golpista incompetente e lunático. Olhem só, que perspicácia!
Só de se estranhar que nos primeiros quinze meses do governo Bozo, até aqui portanto, enquanto se confiscavam direitos dos trabalhadores, aposentados e outros cidadãos do andar de baixo, perseguiam-se e, em alguns casos, até assassinavam-se, negros pobres, gays, feministas, comunistas e “esquerdopatas” em geral ouviu-se um ensurdecedor silêncio por parte dessa mesma mídia. Para não se falar numa ostensiva aprovação.
Mas parece que o terrível Coronavírus é democrático, não olha nem credo, nem classe social. Além disso, a peste é reveladora. A tal ponto de mostrar para a direita e seus porta vozes que escolheram o fantoche errado para representá-los, ou melhor, para distrair o povo enquanto a elite ia concentrando seu rico e saudável dinheirinho.
Agora que a bolsa de valores, o dólar e outros fetiches do deus mercado sentiram, na pele e no bolso, o destempero do nosso Bacamarte ficamos todos do mesmo lado, o do fora Bozo!
Para a saúde e o bem de toda Nação. Perfeito! Se não se deixar de entender que se trata de aliança de ocasião.
Lá na frente, quando as eleições e a verdade chegarem, a direita e seus porta vozes virão com seus novos Alckmins, Serras e Aécio, os Hucks, Moros, Dorias e congêneres, na esperança de que esses façam o “trabalho” com mais discrição e competência. Já a esquerda e o povo, espera-se de olhos abertos, irá com o Bruxo. Afinal, o garanhuense vai chegar até os 120 anos!